Introdução ao Curso de Administração

Neste artigo de nosso curso de Administração online, iremos falar um pouco sobre a história, importância, prática e teoria da administração, introduzindo conceitos e explicações mais gerais sobre este importante campo do conhecimento.

A história da Administração

É simplesmente impossível definir onde começaram os atos administrativos, pois essa é uma característica comum aos homens, e até mesmo aos animais. Alguns bichos, como os leões, possuem um macho alfa, que “manda” e toma decisões de um grupo.

Mesmo o homem pré-histórico tinha suas atitudes administrativas, pois ele tinha que comandar a caça, ter controle sobre o dia (saber quando acordar, caçar, dormir, se proteger do frio) e essa organização só foi aumentando com o tempo, pois ao passo que homem se desenvolvia e desenvolvia a tecnologia, como a da agricultura, mais a administração se tornava necessária.

Grandes exemplos de administradores foram os faraós e reis, que comandavam cidades estados e regiões continentais. Tomavam decisões que afetavam milhares de pessoas, definiam quem iria viver, morrer, entrar em combate, pagar impostos, ser preso e muito mais.

Porém, embora a administração esteja presente na vida do homem desde sempre, ela só começou a ser estudada recentemente.

 

O estudo da Administração

Matemática, Filosofia, História…essas e outras áreas de estudo vem sendo estudadas e desenvolvidas há milhares de anos. No decorrer de nosso curso, veremos que a administração é uma verdadeira mistura dessas outras áreas do conhecimento, desde marketing até a engenharia, passando pela tecnologia e outras áreas, aparentemente desconexas.

Mas, curiosamente, o estudo da administração pura vem sendo estudada somente há poucos séculos. Ou seja, é uma área de estudo pouquíssimo explorada e analisada. E o motivo disso é o que já citamos: a administração pura, por si só, não existe. Estudar administração é estudar Matemática, Finanças, Economia, Marketing, Psicologia e infinitas outras coisas.

Ou seja, a administração se confunde, e muito, com outras áreas do conhecimento humano.

Administração – Dom ou Estudo ?

Com certeza você já deve ter ouvido, ou talvez pensa assim, que para ser administrador, gerente, diretor, coordenador ou outro cargo administrativo qualquer, é necessário ter o dom da gerencia. Esse pensamento, que é apenas cultura, também é um dos fatores que mais dificultaram o estudo da administração como um campo profissional independente.

Sim, existem pessoas que tem facilidade, que já nascem com características de bom administrador desde cedo, existem pessoas que nasceram na miséria, foram usuárias de substâncias químicas e outras mazelas da sociedade, e hoje em dia são administradores muitíssimo bem sucedidos, mais até que pessoas com doutorado e mestrado na área.

Sim, mais da metade dos dos bilionários no mundo não chegou a terminar a faculdade. Sabe quem também não terminou a faculdade? A gigantesca maioria das pessoas de baixa renda.

Resumindo: esses casos são isolados. A grande maioria dos bons administradores estudaram, adquiriram teoria, leram, pesquisaram, analisaram e puseram em prática seus conhecimentos.

Como veremos no decorrer de nosso curso, a administração já tem bases sólidas, teorias e correntes de pensamentos bem definidos, você verá que é possível evoluir como administrador estudando a teoria, estudando casos de sucesso e de fracasso, analisando o mercado e ficando atento aos concorrentes e pessoas mais experientes.

Veremos pesquisas, análises e histórias reais sobre administração, que irão convencer você da importância do estudo deste ramo. E assim como uma ciência, ela exige estudo, dedicação, haverá erros, medos e desconhecimento. Não se engane com autoajuda ou fórmulas mágicas, ter seu empreendimento ou gerenciar um exige esforço, trabalho, dedicação e muito, muito estudo.

Curso online de Administração

Desde o início de nosso curso nós daremos exemplos reais de empresas, organizações e de pessoas no mundo da administração. Veremos que esta área é extremamente excitante e desafiadora.

Tem 1 milhão de reais? Ótimo, já pode começar com várias opções. Só tem 100 mil? Sem problemas, é possível investir esse montante e começar a administrar seus rendimentos. Só tem mil reais? Pode comprar livros ou investir em produtos baratos. Não tem nada? Claro que tem, tem sua cabeça. Os empreendimentos mais inovadores foram feitos em garagens, com pouquíssimo ou nenhum recurso.

Administrar não é somente ter uma multidimensional. O pipoqueiro da praça no seu bairro é um administrador, e dependendo de sua postura e o que faz com seu conhecimento, ele poderá crescer profissionalmente ou fracassar, assim como ocorrer com milionários no mundo todo.

Sim, o Google e a Coca-cola possuem administradores experientes, que estudaram e tem uma vasta experiência nesse ramo. Porém, o estudo da administração para o boteco da esquina, para tocar um site na internet, para o vendedor de sorvete e até mesmo para nossa casa.

Embora seja um ramo abrangente e que exige estudo em diversas áreas, a administração também pode ser aplicada em várias área, e é o que mostraremos no decorrer de nosso curso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>